Mais uma vez tive uma demonstração do poder de transformação da leitura. Ainda mais quando despertamos o interesse pelos livros nas crianças.
Recentemente, vi um filme chamado "O Contador de Histórias". É a historia real de um ex-interno da Febem que era considerado um caso perdido: vivia fugindo do internato e realizava pequenos assaltos com seus companheiros. Um dia, uma professora francesa que estava realizando um estudo no Brasil se interessou pelo menino de tal forma que o acolheu em sua residência. Muitos achavam loucura ela fazer isso, mas o amor dela pelo menino era enorme. O grande carinho que essa mulher sentia por ele fez com que o menino se sentisse valorizado e amado como nunca em sua vida (ou então não recebia abraços há anos). Além disso, ela ainda mostrou para esse garoto o poder que as histórias têm de nos transportar para um outro universo.
O menino ao qual me refiro era considerado um nada e, com o tempo, ele começou a se sentir assim. Anos mais tarde, esse garoto se formou em Pedagogia e atualmente é pós-graduado em literatura infantil. É um contador de histórias como poucos, despertando a atenção de crianças e adultos.
O mundo da literatura estimula a imaginação e a capacidade de compreensão do mundo a nossa volta. As histórias, para as crianças, as ajudam a compreender o mundo, a se sentirem mais felizes e se tornarem mais inteligentes. O tal garoto a quem me refiro descobriu que podia viajar sem sair do lugar através das histórias.
Tem momentos em nossa vida que nos sentimos um lixo. Pode ser momentos, ou então uma fase, e até boa parte da vida seja assim, como é o caso do garoto. Tem hora que o melhor para nós é ouvir uma palavra amiga, sentir um caloroso abraço, ou ler algo que nos faça sentir renovados (a mulher francesa ofereceu as três opções para o menino). Respire fundo e pense que existem pessoas que passaram ou ainda passam por tempestades piores que a que enfrentamos. Até porque, tempestades podem nos render boas histórias mais tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário